smbolo copy 9
Centro Internacional Celso Furt

 


 

17 de agosto de 2018                                      
Boletim N.167
     


 

 

 
 
CONGRESSO DO CENTRO CELSO FURTADO
 
 
 
“INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO: A NOVA ONDA DA INDÚSTRIA 4.0 E O FUTURO DO BRASIL”
 
Que possibilidade existe de ter acesso à tecnologia da civilização industrial, escapando à lógica do atual sistema de divisão internacional do trabalho? Como ter acesso à tecnologia moderna sem deslizar em formas de dependência que limitam a autonomia de decisão e frustram o objetivo de homogeneização social?
 
Celso Furtado, A superação do subdesenvolvimento, 1993.
 
 
 
O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento realizou nos dias 9 e 10 de agosto de 2018, no Rio de Janeiro, o congresso “INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO: A NOVA ONDA DA INDÚSTRIA 4.0 E O FUTURO DO BRASIL”.
 
Confira abaixo as apresentações, as fotos e os vídeos do evento que contou com cerca de 300 participantes em dois dias de intensa programação.
 
 
Painel 1

Os trabalhadores e a indústria 4.0

Palestras:

 Artur Henrique Santos (Fundação Perseu Abramo) 

 

Painel 2

Diagnósticos dos problemas da indústria nacional

Palestras:

 Antonio Correa de Lacerda (PUC/SP)

 Marcelo Arend (UFSC)

 

Painel 3

Perspectivas de desenvolvimento industrial

Palestras:

Carmem Feijó (UFF)

 Esther Dweck (IE/UFRJ)

 

Painel 4

Vocações do Brasil e a questão industrial

Palestras:

 André Furtado (DPCT/Unicamp)

 Reinaldo Guimarães (NUBEA/UFRJ)

 Paulo Cesar Smith Metri (CREA-RJ/Clube de Engenharia)

Marcio Nobre Migon (BNDES)

 

Painel 5

Políticas de Inovação para a indústria 4.0

Palestras:

 David Kupfer (IE/UFRJ)

 Eduardo da Motta Albuquerque (CEDEPLAR/UFMG)

 Jorge Saba Arbache Filho (UnB / Secretaria de Assuntos Internacionais – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão)

 

VÍDEOS

 

Assista aos vídeos do Congresso no nosso
Canal do YouTube: 
www.youtube.com/CentroCelsoFurtado1

Clique na imagem para abrir a playlist.

 

FOTOS

Crédito: Isabela Kassow/Centro Celso Furtado
 

9 de agosto de 2018

 

 

Solenidade de abertura: Da esquerda para a a direita: Glauber Carvalho (coordenador executivo do Centro Celso Furtado - CICEF), Marcelo Arend (UFSC/coordenador do Congresso), Pedro Celestino (presidente do Clube de Engenharia), Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães (presidente do Conselho Deliberativo do CICEF), Roberto Saturnino Braga (diretor-presidente do CICEF), Rosa Freire d'Aguiar (membro do Conselho Deliberativo do CICEF).   Solenidade de abertura: Da esquerda para a a direita: Marcelo Arend (UFSC/coordenador do Congresso), Pedro Celestino (presidente do Clube de Engenharia), Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães (presidente do Conselho Deliberativo do CICEF), Roberto Saturnino Braga (diretor-presidente do CICEF), Rosa Freire d'Aguiar (membro do Conselho Deliberativo do CICEF).
   
Roberto Saturnino Braga (diretor-presidente do CICEF)   Pedro Celestino (presidente do Clube de Engenharia)
     
 Em pé: Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães (presidente do Conselho Deliberativo do CICEF)   Discursando: Rosa Freire d'Aguiar (membro do Conselho Deliberativo do CICEF).
     
 Detalhe da faixa do Congresso com a foto de Celso Furtado de 1978, do fotógrafo Fernando Rabelo.    Marcelo Arend (UFSC/coordenador do Congresso)
     
Conferência de Abertura "Quarta revolução industrial e os desafios para o Brasil", proferida por  Luciano Coutinho (Unicamp / Ex-presidente do BNDES)    Luciano Coutinho (Unicamp / Ex-presidente do BNDES)
     
 Luciano Coutinho (Unicamp / Ex-presidente do BNDES)   João Eduardo de Moraes Pinto Furtado (USP)
     
 Painel 1: "Os trabalhadores e a indústria 4.0". Da esquerda para a direita:  Artur Henrique Santos (Fundação Perseu Abramo), coordenação da mesa de Rosa Freire d'Aguiar (membro do Conselho Deliberativo) e  João Eduardo de Moraes Pinto Furtado (USP)    Artur Henrique Santos (Fundação Perseu Abramo)
     
 Painel 2: "Diagnósticos dos problemas da indústria nacional". Da esquerda para a direita: Antonio Correa de Lacerda (PUC/SP), Clelio Campolina (Cedeplar/UFMG), coordenação de Carmem Feijó (UFF) e Marcelo Arend (UFSC)    Discursando: Clelio Campolina (Cedeplar/UFMG)
     
 Antonio Correa de Lacerda (PUC/SP)   Marcelo Arend (UFSC)
     
 Clelio Campolina (Cedeplar/UFMG)   Painel 3: "Perspectivas de desenvolvimento industrial". Coordenação de Helena Lastres (Redesist/IE/UFRJ)
     
 Painel 3: "Perspectivas de desenvolvimento industrial". Carmem Feijó (UFF), coordenação da mesa de Helena Lastres (Redesist/IE/UFRJ), Esther Dweck (IE/UFRJ) e José Eduardo Cassiolato (Redesist/IE/UFRJ)    José Eduardo Cassiolato (Redesist/IE/UFRJ)
     
 Carmem Feijó (UFF - editora de Cadernos do Desenvolvimento)     Esther Dweck (IE/UFRJ)
     

 10 de agosto de 2018

 

   
     

Painel 4 "Vocações do Brasil e a questão industrial". Da esquerda para a direita: Paulo Cesar Smith Metri (CREA-RJ/Clube de Engenharia), André Furtado (DPCT/Unicamp), coordenação João Furtado (USP), Marcio Nobre Migon (BNDES) e Reinaldo Guimarães (NUBEA/UFRJ)

   André Furtado (DPCT/Unicamp)
     
 Reinaldo Guimarães (NUBEA/UFRJ)    Paulo Cesar Smith Metri (CREA-RJ/Clube de Engenharia)
     
 Marcio Nobre Migon (BNDES)    Coordenação de João Furtado (USP)
     
 Intervenção de Roberto Saturnino Braga (diretor-presidente do Centro Celso Furtado)   Painel 5 "Políticas de Inovação para a indústria 4.0 ". Da esquerda para a direita: David Kupfer (IE/UFRJ), Eduardo da Motta Albuquerque (CEDEPLAR/UFMG), coordenação de Marcelo Fernandes (UFRRJ/Corecon-RJ) e Jorge Saba Arbache Filho (UnB / Secretaria de Assuntos Internacionais – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão)
     
 Coordenação de Marcelo Fernandes (UFRRJ/Corecon-RJ)    Eduardo da Motta Albuquerque (CEDEPLAR/UFMG)
     
Jorge Saba Arbache Filho (UnB / Secretaria de Assuntos Internacionais – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão)    David Kupfer (IE/UFRJ)
     
Conferência de Encerramento com o Embaixador Celso Amorim. Apresentação de Rosa Freire d'Aguiar (Centro Celso Furtado)   Conferência de Encerramento "As mudanças da geopolítica mundial e as estratégias brasileiras". Embaixador Celso Amorim (Ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa)
     
 Embaixador Celso Amorim (Ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa)    Embaixador Celso Amorim (Ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa)

Crédito das fotos: Isabela Kassow/Centro Celso Furtado

 

 

Apoio

 

 

fio sob chamada 1

 Topo


 

Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Av. Rio Branco, 124, sl 1304, Ed. Edison Passos, Centro

CEP: 20040-001, Rio de Janeiro/RJ

Tel.: +55 (21) 2178-9540
http://www.centrocelsofurtado.org.br

http://www.bibliotecacelsofurtado.org.br

http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br

 

Curta nossa página: Centro Celso Furtado

 Siga-nos: @centrocfurtado
Acesse nosso canal: CentroCelsoFurtado1